12º Cong. Ordem Arquitectos

12º Congresso da Ordem dos Arquitectos que decorreu nos dias 10 a 12 de Dezembro, na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão.

A artebel, congratula-se pelo conhecimento que partilhou ao longo dos 3 dias de congresso, onde fez questão de participar enquanto empresa associada, e saúda daqui os presentes pelas abordagens que vivenciou, bem como partilha a máxima: “A arquitectura é cultura”.

Não é nossa intenção substituirmo-nos aos relatores do congresso, até porque na OA estarão disponíveis, em breve, as conclusões do mesmo. Deixamos apenas um bem-haja a todos os intervenientes e o desejo efectivo de uma cultura de arquitectura partilhada, com interacção; desde os técnicos, aos políticos e aos consumidores da arquitectura, que afinal somos Todos Nós. O envolvimento transversal da sociedade, a exigência elevada da população, e a percepção por parte dos técnicos do carácter das coisas, dos objectos e dos ambientes; reflectirá a contemporaneidade carregada da nossa História, com garantia de Funcionalidade, permitindo assim, intervir adequadamente!

Por fim, deixamos apenas o destaque para a Trienal de Arquitectura de 2010, que se irá realizar em Lisboa e este ano, ouvimos no congresso, em substituição aos 2 meses no Verão, irá realizar-se na “Rentrée”, e durante 3 meses. Pretende-se um evento Inclusivo, que promoverá a participação geral da população civil, chegando mesmo às escolas do ensino básico. Este evento, denota mais uma vez, entendemos nós, a vontade de promover a Participação da Comunidade.